Filme “Luiz Gonzaga - Légua Tirana” chega aos cinemas
- Richell Martins

- 21 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de ago.

Fortaleza foi escolhida para fechar o ciclo de pré-estreia do filme “Luiz Gonzaga - Légua Tirana”, que já passou por cidades como Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE) e São Paulo (SP). O longa-metragem entrou em cartaz nacionalmente nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025.
Nessa pré-estreia, o Cineteatro São Luiz, no centro da capital cearense, ficou colorido e cheio de convidados especiais para a pré-estreia, com a presença de dois dos protagonistas: Chambinho do Acordeon e Kayro Oliveira, além dos diretores Marcos Carvalho e Diogo Fontes e da equipe de produção.
O longa conta a história da infância e da adolescência daquele que, mais tarde, seria coroado como Rei do Baião, um dos mais importantes artistas populares do Brasil de todos os tempos. Chambinho do Acordeon, que repete a experiência de interpretar o Gonzagão no cinema (Filme “Luiz Gonzaga - De Pai para Filho”, 2012), conta que o projeto do “Légua Tirana” teve uma condução diferente do primeiro longa-metragem.
“O primeiro contato com o diretor Marcos Carvalho foi em 2012, mas recebi o roteiro em 2018 e, assim que assimilei a proposta, me apaixonei pelo projeto da produtora Mont Serrat Filmes, em parceria com o Cinema no Interior - que tem um cunho social bem importante”, comenta.
O Cinema do Interior é um projeto que promove a cultura cinematográfica em comunidades do interior, através de pesquisas, oficinas formativas, produção de filmes, livros e mostras de cinema. O foco principal é a participação ativa das próprias comunidades, que atuam como pesquisadoras, roteiristas, produtores, protagonistas e público inicial. Como iniciativa da Mont Serrat Filmes e do Instituto de Pesquisa e Produção Audiovisual Cinema do Interior, o projeto coloca em prática a inclusão audiovisual, formação, profissionalização, intercâmbio, valorização do patrimônio material e imaterial, do meio ambiente, da cultura e da classe artística interiorana.
As gravações do filme foram finalizadas em 2018 e o longa levou sete anos até estrear, neste mês de agosto de 2025, como explica Chambinho: “A transição governamental [da época, em 2018] seguida da pandemia [de Covid-19] dificultou a finalização do filme. Agora, em 2024, o projeto foi retomado para finalização e foi uma alegria reviver esse projeto tão especial e tão forte. Ele tem o apelo de Gonzaga e tem uma força gigante do sertão”, completa.
Além de Kayro (infância) e Chambinho (fase adulta), Luiz Gonzaga também é interpretado por Wellington Lugo, na fase adolescente. O ator é natural de Exu (PE), mesma cidade onde o rei do baião nasceu, e fala da emoção de interpretar um ídolo.
“Foi uma emoção muito grande poder interpretar esse papel tão importante que é o Gonzaga jovem e poder mostrar um pouco mais de um lado dele, para quem não conhece tanto a sua juventude. Foi uma experiência muito emocionante”, disse ele.
A expectativa é de que o filme reúna, mais uma vez, o público em torno da memória e das homenagens a Luiz Gonzaga pelo Brasil. “Espero que as pessoas sintam o mesmo encantamento que sentimos ao viver, no cinema, tantas emoções e ensinamentos que o Légua nos traz. Que identifiquem os mestres e a força do sertanejo e do sertão que transformou um menino em um Rei. Espero realmente que gostem!”, disse Chambinho.
“Ver o alcance desse filme, agora, está sendo muito gratificante. Por ser exuense, da terra do Luiz Gonzaga, pra mim, [a emoção] é em dobro, em triplo. Luiz Gonzaga, na nossa terra, traz muito o sentimento de pertencimento à terra, de uma alegria imensa”, finaliza Wellington Lugo.
Curiosidades sobre Légua Tirana
🎬 O filme levou 7 anos para estrear.
🎬 Kayro Oliveira, que interpreta Luiz Gonzaga ainda criança, tinha 10 anos na época das gravações. Hoje, tem 17.
🎬 Ele é indígena, do povo Anacé, e vive em sua comunidade, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza.
🎬 Ele também participou do reality show “The Voice Kids”, na TV Globo, em 2018, mostrando seu talento como multi-instrumentista (toca sanfona, violão, teclado, cavaquinho e bateria).
🎬 Quem interpreta Luiz Gonzaga nas cenas do fim da vida é o próprio sobrinho do rei do baião, o sanfoneiro e cantor Joquinha Gonzaga.
🎬 O Luiz Gonzaga adolescente é interpretado por Wellington Lugo, é de Exu (PE), terra de Gonzagão
🎬Três dos quatro intérpretes do Luiz Gonzaga no filme são residentes no Ceará: Chambinho (Fortaleza), Kayro (Caucaia) e Wellington (Crato). Joquinha vivem em Exu (PE).
🎬 Alguns personagens foram criados para dar um caráter lúdico à história, como o velho “Assum Preto”, interpretado pelo Mestre Bule-Bule, cordelista baiano.
🎬 O papel de Assum Preto seria interpretado originalmente pelo músico Naná Vasconcelos (1947-2016), autoridade mundial em percussão.


























Comentários